quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Aula - passeio por Bragança


No dia 08 de dezembro, fizemos uma aula passeio com as turmas do 3º ano da manhã e da noite, fomos até a cidade de Bragança visitar a UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, e por extensão chegamos até a Praia de Ajuruteua.
Na UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ conversamos com o professor Jair Cecim , que tinha acabado de chegar do seu doutorado na USP. Ele nos contou sobre sua vida pessoal e acadêmica e nos motivou a sguir em frente na nossa jornada escola. Com certeza um grande aprendizado!

Em seguida fomos visitar os laboratórios de Biologia, mais especificamente sobre Botânica, conversamos com a professora Msc. Diana e com o Profº Dr. Márcio, que nos acolheram em seus laboratórios e não mediram esforços para nos explicar sobre seus projetos.

Depois de tudo isso, fomos até a orla do Rio Caeté apreciar a Chegada do São Benedito, um espetáculo belissímo proporcionado pelo povo bragantino que enaltece sua cultura milenar: a Marujada de São Benedito. Visitamos a Igreja, e lá tivemos a oportunidade de apreciar imagens barrocas e uma relíquia do santo protetor dos escravos e cozinheiros. Muito valoroso!


E já que estavamos perto do mar, porque não fazê-lo uma visita?! Percorremos mais 32 km e fomos apreciando a paisagem pela estrada de Bragança a Ajuruteua... Muitos queriam entrar no mangue, para catar carangueijo e vê se enxergava o Ataíde!!!




A praia oceânica de Ajuruteua é belíssima. A extensão do mar despertou a curiosidade de todos, muitos ainda não tinham o visto de tão perto.  Alguns alunos acompanhados pela prosessora Ana Alice foram até a barca encalhada na praia e lá fizeram pesquisas de animais que vivem naquele lugar. Outros recolheram conchas e, até, uma água-viva.
Na volta, todos fatigados, mas satisfeitos e emocionados. Valeu!

Com certeza, foi um passeio instigador que ficará nas nossas memórias para sempre!

Um comentário:

  1. NOVO OLHAR SOBRE A MATEMÁTICA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Abril 2011,
    www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2011/124-edicao-93--abril/1189-novo-olhar-sobre-a-matematica

    MÁRIO SERRA - ENGENHEIRO, MATEMÁTICO E AMAZÔNIDA, Jornal Beira do Rio, UFPA, Ano XXVIII Nº 120. Agosto e Setembro de 2014,

    http://www.jornalbeiradorio.ufpa.br/novo/index.php/2014/152-2014-08-01-17-25-17/1618-2014-08-04-14-34-28

    ALGUMAS MULHERES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUESTÃO DE GÊNERO EM C & T.
    http://sitiodascorujas.blogspot.com.br/2013/06/mulheres-na-matematica.html

    CONSTANTINO MENEZES DE BARROS I - MATEMÁTICO QUE LIGA O PARÁ/BR AOS MAIORES CENTROS DO MUNDO E COMPARÁVEL AOS GRANDES ÍCONES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA (II a V não publicados, disponível por e-mail), (Óbidos-Pa, 19/08/1931, Rio de Janeiro-RJ, 06/03/1983), Ex-Docente UFF e UFRJ,

    www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2149-vida-e-obra-de-constantino-menezes-de-barros

    PROFESSORA SANTANA: Candidata a Melhor Docente do Ensino Básico Paraense, Blog Chupa Osso, 23 Junho 2013, www.chupaosso.com.br/index.php/obidos/educacao/2453-proessora-santana-candidata-a-melhor-docente-do-ensino-basico-paraense

    SABER MATEMÁTICO E CULTURA INDÍGENA, blogue da AICL, 20 de Setembro de 2011,
    http://coloquioslusofonia.blogspot.com.br/2011/09/saber-matematico-e-cultura-indigena.html

    ResponderExcluir